sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Portal - Sobre a cidade



História

Portal foi idealizada e fundada pelo Conde Set, que recebeu o espaço e o título de conde e soberano como recompensa por seus serviços como mago ao Reinado na guerra contra Arsenal, um terreno ao lado da Academia Arcana, cedido por ela, no seu miniplano. A guerra, há pouco tempo, deixou muitos refugiados, especialmente de Sambúrdia e Bielefeld, muitos dos quais foram para Portal. Com as Guerras Táuricas e a Tormenta, muita gente de Trebuck e de Deheon também foi para a cidade. Agora, Portal é uma cidade próspera e pacífica.


Portais

O Reinado e, depois, a cidade financiaram a construção de portais interdimensionais cujo pedágio é de duas peças de prata para quem não mora aqui. Os moradores não precisam pagar e pagamentos alternativos são possíveis. Também é de graça em caso de emergência, a critério da milícia. Os portais em Arton incluem Malpetrim, Valkaria e Triumphus. Há também portais para outros mundos e o governo da cidade sempre tem interesse em conseguir mais, seja para Arton ou outros mundos materiais, seja para planos internos ou divinos.


População

Portal tem aproximadamente 55.000 moradores, mais 10.000 a 20.000 atravessando a qualquer momento. Sua população é dividida entre humanos (75%), halflings (5%), elfos (4%), goblins (4%), sprites (3%) e outros (9%). Nesses outros, estão inclusos vários tipos de extraplanares.


Sistema Político

Portal é uma monarquia parlamentarista com voto universal e secreto para adultos, mandato de quatro anos com uma reeleição e uma Constituição que estabelece vários direitos para os cidadãos (liberdade de expressão, liberdade de crença, suporte do Estado em várias questões, etc) e várias obrigações e proibições estabelecidas para o Estado (garantir saúde, educação, saneamento e habitação, proibição de atos arbitrários contra os cidadãos, estado laico, etc). Seu "regente", o Conde Set, não tem poder político algum: exceto pela fama, seu voto vale o mesmo que o do plebeu mais pobre. A cidade tem um parlamento com vinte e cinco congressistas e um governo, para os padrões do Reinado, extremamente liberal. A primeira-ministra atual é Andressa Nashnezzin, uma administradora competente, popular e informal.


Bairros

Embora não haja nenhuma lei ou incentivo que faça cidadãos a morarem em um determinado bairro e todo tipo de gente more em todos os bairros, o processo de imigração pelo qual Portal passou resultou em bairros relativamente uniformes, com culturas, histórias e experiências distintas. São eles:

·         Centro ou Cidade Velha: é onde ficam a Sede e a maior parte dos portais e é composto majoritariamente por uma mistura de gente de Sambúrdia e de Bielefeld. Também é onde quase todos os jogos políticos acontecem.

·         Bairro do Impossível: a norte do Centro, ele é cheio de extra-planares e conjuradores, sendo o bairro mais ligado à Academia Arcana. Se algo é mágico, estranho ou ambos, provavelmente pode ser encontrado no Impossível.

·         Bairro da Luz: a sul do Centro, é um bairro coeso e ordeiro composto principalmente de gente de Bielefeld, onde mais ou menos um quarto da guarda mora. A infraestrutura de suporte, proteção e cuidados de Portal se concentra na Luz.

·         Bairro da Mistura: a sul da Luz, esse é o menor bairro da cidade e é mais um conjunto de pequenos bairros de semi-humanos do que um bairro propriamente dito.

·         Bairro da Segunda Chance: a oeste da Mistura, esse bairro extremamente tolerante e eclético aglutina várias nacionalidades diferentes e, assim sendo, é o local onde é mais fácil encontrar especialidades regionais, de armas de Zakharov a madeira de Tollon.

·         Bairro da Ambição: a norte da Segunda Chance, o bairro da Ambição é um local com posição social e economia extremamente fluidas e povoado majoritariamente por gente de Deheon que sempre tem uma grande nova ideia.

·         Bairro da Resistência: faz fronteira com o da Ambição pelo oeste e pelo sul. É onde ficam os imigrantes de Trebuck, gente trabalhadora e aguerrida, sendo o foco da cidade quando o assunto são ofícios ou a venda de ferramentas e materiais.

·         Bairro Verde: esse bairro a norte da Resistência e da Ambição e a oeste do Impossível é vasto e provinciano. É povoado por gente de Sambúrdia e é o celeiro de Portal.


Possíveis Ameaças

Portal é alvo em potencial dos inimigos que o Conde Set colecionou como aventureiro e dos interesses que confronta por existir - como nobres e governantes com muito a perder em virtude de uma cidade onde todos são iguais e todos têm direitos e Tapista, a qual crê que deve proteger e dominar "o fraco". Os moradores de Portal confiam que a cidade, especialmente por via de seus aliados - Deheon e a Academia Arcana, por exemplo - resistirá ao que jogarem contra ela. O governo da cidade, por sua vez, tem feito o possível para conseguir alianças em outros mundos para garantir ajuda em qualquer hipótese.


Os Quinze

Portal secretamente emprega quinze indivíduos hiper-especializados em suas respectivas áreas para proteger seus interesses - os quais frequentemente se valem de aventureiros para suporte.

São eles:

·         General Stanley Pezance, especialista em fortificar soldados e civis com seu carisma pessoal;

·         Draak e Dograh, irmãos ogros, o primeiro sendo capaz de crescer e brandir sua clava com imenso alcance e o segundo sendo capaz de arremessar enormes pedras;

·         Merrill Pooka, uma fadinha feiticeira fofinha e meiga que ri como uma psicopata ao atingir soldados inimigos com magias de área;

·         Elissa Adler, mestra dos disfarces e especialista em infiltrações;

·         Bilkins Pooka, uma fada ladina e indetectável, irmã de Merrill;

·         Sr. Morgan, um jurista com contatos no mundo do crime e que se recusa a dizer o primeiro nome para evitar divinações;

·         Vanessa Thaskar, uma pirata e comerciante que conhece todos nesses meios;

·         Doge Gianfrancesco Veneto, um velho nobre de Ahlen que tem inúmeros outros nobres na mão pelo quanto sabe deles;

·         Elan Lomez, um detetive perfeito e eternamente entediado;

·         Mark Jager, o melhor caçador e rastreador de Tollon;

·         Yuri "Mamute" Bezhmigatov, o chefe da milícia e um anão feio, forte, muito resistente e masoquista das Uivantes;

·         Sora Kuramitsu, paladino de Lin-Wu e conhecedor de vários no meio dos cleros;

·         Hakim Taibhsear, um velho oráculo e profeta;

·         Sidhe Pooka, irmã de Merrill e Bilkins, uma fada curandeira e samaritana de Lena.


Curiosidades

·         As ruas têm números. Exceto pela Avenida Principal, pela Avenida da Academia, que vai da Sede à Academia Arcana, e pela Avenida Vertical, que divide a cidade, as ruas são numeradas. Às vezes têm apelidos dados pelo povo, mas todos sabem que a Rua Horizontal 55 fica entre a Horizontal 54 e a Horizontal 56.

·         Os quarteirões mais residenciais têm uma pequena horta interna em volta de Portal. Por isso, a cidade é menos densa e mais espalhada do que deveria ser, o que barateia a comida e evita a necessidade de importação de alimentos.

·         Portal recebe água de poços artesianos e do Plano Elemental da Água, por via da Academia Arcana. Seus esgotos vão para o Plano Elemental da Terra e para áreas especiais com vermes da carniça.

·         O governo de Portal patrocina fazendas comunitárias cuja renda é toda revertida aos trabalhadores, assim como todo tipo de treinamento de ofícios, ensino de profissões e humanidades ou iniciativa cultural, para que a cidade não viva somente dos portais. Bardos, por exemplo, podem pagar seu pedágio se apresentando na Praça Principal.

·         A culinária local tem mudado e avançado rapidamente devido à natureza da cidade. Cozinheiros contratam aventureiros para arriscar a própria pele para conseguir algum ingrediente obscuro para algum experimento culinário.

·         O Estado é laico; as divindades mais populares na cidade são Wynna, Allihanna, Valkaria, Khalmyr, Lena, Tanna-toh e a deusa menor do sono Neruite, nessa ordem. Embora todas as religiões sejam legalmente permitidas, não há templos de deuses malignos ou dominadores como Keenn ou Tauron; é que fazer apologia à guerra, ao genocídio ou à escravidão, por exemplo, é crime.

Alguns dos Vários Boatos

·         Wynna em pessoa anda pelas ruas de Portal, como forma de declarar aos próprios deuses que a cidade está sob sua proteção, sendo amiga pessoal do Conde Set.

·         Mulheres vestidas de Wynna andam pelas ruas de Portal para dissuadir países agressores.

·         Em algum lugar na sede, fica um portal direto para o Palácio de Wynna em seu plano.

·         Portal tem um plano para sustentar Glórienn sem que ela precise da proteção de Tauron, o que pode ajudar uma divindade fraca e enfurece pelo menos duas fortes.

·         O Conde Set vem de outro universo - um sem magia e com tecnologia avançada - além de reconhecer várias figuras de Portal como duplos de outros mundos que conhecia como ficção. Ele também acredita que há algum motivo sério para essa convergência de figuras para a cidade, talvez ligado ao destino de todos os mundos.

·         Portal pretende sair do Reinado em breve, sem se juntar a qualquer grupo.

·         A Primeira-Ministra tem um estoque secreto de armas futuristas que pretende usar em caso de emergência.

·         Os deuses menores que têm se baseado em Portal têm planos maiores e mais grandiosos do que simplesmente eleger uma representante.

·         O objetivo final da cidade é abrir portais para mundos com tecnologia avançada e sem magia arcana ou divina, na esperança de unir essas duas artes e trazer uma era de ouro ao multiverso com maravilhas jamais imaginadas. Não se sabe se é a Tormenta ou algum outro fator que impede a cidade de simplesmente levar isso a cabo.
Por: João Lucas Gontijo Fraga

Obs:  Referencias a Arton pertencem a Jambo editora. O objetivo dessa cidade é apenas criar um local de relação com o mundo da editora.  Todos os locais e direitos são reconhecidos como marcas e direitos autorais da editora  Jambo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário